domingo, 30 de janeiro de 2011

Doação de Vida!

Amigos,

Venho aqui pra contar uma experiência e, com isso, fazê-los pensar um pouquinho mais no quanto cada um de nós pode fazer por amor ao próximo e que não exige quase nada de nós, nem do nosso dinheiro, nem do nosso tempo.
Só exige que tenhamos uma coisa: SOLIDARIEDADE.
Se existe uma lição importante que todos nós devemos aprender em nossas vidas é a lição de amar o próximo!



A Experiência:
- Já há muitos anos que sou doadora de sangue. Sempre doei e com muita frequência (de 4 em 4 meses).
Porém, apenas há alguns meses (quase um ano), assistindo uma reportagem, fiquei sabendo que existe um banco de doadores de medula e que para se cadastrar basta coletar uma amostra de 5ml do seu sangue e preencher um pequeno cadastro com alguns dados pessoais em um dos postos de cadastramento do Ministério da Saúde, que existem por todo o país. No link a seguir tem explicações e os endereços de todos os postos de cadastramento: http://www.abrale.org.br/como_ajudar/doacao_medula/index.php
Fiquei surpresa, pois já doo sangue há tantos anos e nunca ninguém nestes hemocentros me falou sobre a doação de medula...


Bom, este fim de semana eu fui ao INCA, no Centro do Rio de Janeiro, me cadastrei e coletaram 5ml do meu sangue. Entre entrar no INCA, preencher o cadastro e coletar a amostra de sangue, foram 12 minutos do meu tempo. Apenas isso...
Enquanto coletava minha amostra de sangue, rezei muito para ele seja compatível com o de alguma pessoa que esteja precisando e que minha doação possa ajudar a salvar sua vida! Desejei muito que esta pessoa seja um amigo meu que está com leucemia e está encarando esta provação com um bom humor e uma energia positiva surpreendentes!!!
No INCA recebi um folheto que continha várias informações sobre a doação de medula.
A chance de encontrar um doador é de uma em cem mil! Portanto, quanto mais pessoas estiverem no banco de doadores, maiores são as chances de quem precisa de um transplante!
Caso você seja compatível com alguém que esteja precisando, será novamente chamado para uma nova coleta de sangue, pois serão necessários exames mais precisos para confirmar a compatibilidade. Só então irão coletar sua medula óssea, coleta esta que é feita do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.
Se você for abençoado com a oportunidade de ser compatível com alguém que precisa de um transplante e puder ajudá-lo a continuar vivo, aí sim terá que exercer um pouco mais de seu tempo e boa vontade para ser solidário e doar amor/vida ao próximo. Digo isso, porque aí será necessário um pouco mais do que 12 minutinhos do seu tempo,... são preciso 24h, que é período de internação para a coleta de sua medula óssea, pois esta doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, requerendo internação por um dia. Segundo informações, nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Porém, devemos pensar que, para o doador, a doação é apenas um incômodo passageiro, enquanto que para o doente é a diferença entre a vida e a morte!

Então amigos, espero que pensem como eu. Que doar um dia de sua vida, para fazer uma coleta de algumas células de sua medula óssea, para ajudar a salvar a vida de alguém, é um preço infinitamente pequeno perto da satisfação em saber que esta sua atitude pode salvar uma vida!!!
Cadastrem-se!!!!
Doem a oportunidade de alguém continuar vivendo!!!!
Espalhem essa idéia!!!

Beijo grande a todos vocês!

Giselle Keller