quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VEGETARIANISMO / VEGANISMO X ONIVORISMO



Gente... eu estou meio de saco cheio de ficar ouvindo que por ser ligada a proteção animal eu não deveria comer carne e nem usar nada de couro, que isso é contra o que eu defendo. Bom... se eu como carne, por que não usar o couro?! Não tem lógica, certo?! Só não acho certo usar pele de animais que não são destinados a alimentação, que morrem apenas por causa da pele. Isso eu acho um absurdo!
Estou completamente de saco cheio de ficar ouvindo piadinhas idiotas de vegetarianos/veganos (não de todos, mas de alguns) que eu estou comendo um cadáver, que comer os animais, que são nossos irmãos, é o mesmo que fazer canibalismo!
Quer saber?! Me enchi desse discursinho hipócrita de alguns de vocês! Vamos a uma série de verdades científicas e também espirituais sobre este assunto!
Vamos começar falando sobre a Evolução do Homem enquanto Homo sapiens. É FATO que o homem só evoluiu para Homo sapiens devido ao consumo de carne! Até aprender a caçar o homem era praticamente vegetariano. Só comia carne quando conseguia restos de presas de outros predadores. Nosso cérebro só se desenvolveu plenamente após começar a consumir carne. Isso porque foi através dos nutrientes e da gordura presente na carne e que se deu o crescimento acelerado da massa cerebral humana. Caso não saibam, a bainha de mielina que envolve os axônios dos neurônios usa a carne e o leite como matérias-primas! É isso mesmo! Ela é formada por vitamina B12, presente apenas em carne e laticínios. Não temos outra forma de adquirir B12, pois os raros vegetais e cereais que possuem vitamina B12 não a têm de forma apropriada para a ingestão humana. Além disso, essa B12 análoga presente nos vegetais prejudica a absorção da verdadeira B12, tornando estas supostas fontes vegetais insatisfatórias. Mas vou focar o assunto “B12” especificamente mais a frente, por enquanto vamos deixá-lo em suspense.
Voltando a questão do cérebro, a bainha de mielina tem uma função primordial na transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. A bainha de mielina acelera os impulsos, que são transmitidos pelos axônios, e sua perda origina vários sintomas relacionados ao sistema nervoso, pois a transmissão dos impulsos nervosos passa a sofrer atrasos ou ficar bloqueada. Para entenderem a gravidade, são sintomas como os que ocorrem na esclerose múltipla, onde sistema nervoso central passa a sofrer alterações em sua capacidade de controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras.
Mas vamos falar da evolução do nosso cérebro! Este nosso cérebro grande e super desenvolvido precisa de uma enorme quantidade de energia diária! É este enorme cérebro e todas as diferenças de raciocínio que sua capacidade superior pode proporcionar que fez com que nos diferenciássemos cada vez mais dos animais, que nos deu a capacidade de nos organizamos em sociedade de uma forma nunca antes vista no mundo animal, de usar ferramentas, construir coisas e desenvolvermos a escrita. Porém, este cérebro não poderia chegar ao que é hoje se algumas intervenções em nossa história evolutiva não tivessem ocorrido. A meu ver, intervenções divinas. O que verifica-se é que vários fatores estiveram em jogo em nossa evolução para que o cérebro se desenvolvesse tanto, em comparação com os demais animais. O que cientistas já comprovaram é que a expansão do cérebro certamente não teria ocorrido se os hominídeos não tivessem adotado uma dieta suficientemente rica em calorias e nutrientes, para suportar os custos energéticos exigidos por este cérebro, cada vez maior. Corroborando esta teoria, estudos comparativos atuais, em animais vivos, sustentam essa afirmação. Inúmeros estudos demonstram que além de todos os primatas, espécies com cérebros maiores ingerem alimentos mais ricos em proteínas: carne e ovos! Nós humanos somos o exemplo mais extremo dessa correlação, pois possuímos o maior tamanho relativo de cérebro e a dieta mais variada do reino animal.
Vamos citar alguns dados científicos?! Análises recentes do pesquisador Loren Cordain, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), revelam que obtemos, em média, 40 a 60% de energia da carne, do leite e de outros produtos de origem animal. Isso porque os alimentos de origem animal contêm bem mais calorias e nutrientes que a maioria dos alimentos vegetais. Isto é fato! É comprovado cientificamente e ninguém duvida disso, nem mesmo os que adotam dietas vegetarianas. O pesquisador exemplifica, dizendo que 100g de carne geram acima de 200kcal, enquanto a mesma quantidade de frutas libera entre 50 e 100kcal. Uma porção comparável de verduras produz somente entre 10 e 20kcal. Portanto, nossos ancestrais só conseguiram adquirir mais matéria cinzenta quando passaram a procurar alimentos energeticamente mais densos (LEONARD, 2003).
O cientista William R. Leonard (LEONARD, 2003), que é professor de antropologia na Northwestern University, com PhD em antropologia biológica pela University of Michigan, sendo autor de mais de 80 artigos de pesquisa sobre nutrição e energéticos entre as populações pré-históricas e contemporâneas, revela que pesquisas antropológicas comprovam que os fósseis indicam que a melhoria na qualidade dietética acompanhou o crescimento evolutivo do cérebro. Segundo estes estudos antropológicos, todos os nossos ancestrais australopitecos apresentavam características esqueléticas e dentais estruturadas para processar alimentos vegetais duros e de baixa qualidade, e estas características foram mudando no gênero Homo conforme a carne foi sendo introduzida na dieta, suavizando a estrutura esquelética e dentária dos hominídeos, pois já não precisavam mais das características anteriores.
Quanto ao que empurrou o Homo para uma qualidade dietética melhor e mais variada, que foi necessária para o crescimento cerebral, estudos antropológicos mostram que a mudança ambiental foi o ponto de mutação evolucionário, onde a crescente aridez da paisagem africana (sim, todos os hominídeos são descendentes da Mãe África, pois foi onde se originou a nossa espécie) limitou a quantidade e variedade de alimentos vegetais comestíveis, disponíveis aos hominídeos, o que empurrou-os para a caça. É óbvio, pelo menos pra mim, que aqui ocorreu uma intervenção divina, pois para que o cérebro do homem pudesse evoluir até o que é hoje, estes nossos ancestrais precisavam aumentar consideravelmente sua ingestão de CARNE!
O Homo erectus foi a espécie que desenvolveu a primeira economia caça-e-coleta, em que animais de caça passaram a compor uma parte significativa da dieta e estes recursos eram compartilhados entre os membros dos grupos de suprimento. Registros arqueológicos mostram sinais dessa revolução comportamental, que apontam um aumento de carcaças de animais em sítios de hominídeos durante esse período, junto com evidências de que as presas eram abatidas com utilização de utensílios de pedra. Esta melhor qualidade dietética, ou seja, o substancial aumento da ingestão de carne, foi o que impulsionou o crescimento e desenvolvimento dos cérebros dos hominídeos. E, após este estímulo inicial, a dieta mais rica associada a expansão do cérebro e ao fato de andar ereto produziu um comportamento social mais complexo, o que conduziu a outras estratégias em táticas de suprimento e a uma melhor alimentação que, por sua vez, fomentou a evolução adicional do cérebro até o que é hoje (LEONARD, 2003).
Portanto, a ingestão de carne deu o impulso para o crescimento do cérebro, para a formação de melhores ligações entre neurônios, desenvolvendo uma melhor rede de impulsos cerebrais, que por sua vez possibilitou o incremento de atividades de caça, aprimoramento intelectual e social do homem.
Assim, baseada nestes conhecimentos científicos, sempre me questionei sobre o desenvolvimento cerebral de crianças nascidas e criadas sob uma dieta vegana. Será que seus cérebros se desenvolvem como o das crianças que comem derivados de animais?! Sempre acreditei que não, e pesquisando encontrei respaldo científico!!! A Revista Veja publicou uma reportagem dizendo que pesquisadores da Universidade Agrícola de Wageningen, na Holanda (tentei encontrar este estudo na internet, mas não consegui...), acompanharam um grupo de crianças e adolescentes que até os seis anos de idade foi alimentado de acordo com as regras dietéticas macrobióticas, à base principalmente de cereais integrais (mas, obviamente, tomando os suplementos necessários de B12 – se não aposto que o dano seria ainda maior!). Este estudo constatou que a falta de vitamina B12 (lembrando: presente apenas em produtos de origem animal) tinha causado danos irreparáveis no desenvolvimento cerebral delas. Comparados com crianças com alimentação variada (diga-se: onívora), os macrobióticos tiveram pior desempenho em habilidade espacial, memória, capacidade de pensamento abstrato e aprendizado. E o mais interessante de tudo isso é que os pesquisadores não encontraram NENHUMA vantagem na dieta sem carne que pudesse contrabalançar os prejuízos! Acho que este estudo fala por si... (MADOV, 2002).
Portanto, se quer ir na contramão da evolução humana, problema seu... mas pense nos seus filhos... permitam que tenham o livre arbítrio! Esperem que cresçam para que possam optar por terem ou não uma dieta vegana... não prejudiquem seu desenvolvimento cerebral, pois isso é irreversível!
E só um pequeno detalhe: quando falo em carne, não falo só na vermelha não! Falo também em carne branca, de aves e de peixes. Pois tudo isso é carne! Eu só como carne vermelha duas vezes por semana, pois tento, com isso, diminuir o impacto que esta indústria causa ao meio ambiente. Nos demais dias eu como frango, peixe, raramente carne suína ou até não como carne de nenhum tipo, principalmente no verão, onde sinto mais necessidade de verduras, cereais, frutas e alimentos mais leves. Ah, também como “carne de soja”, mas isso não é carne...
Agora vamos ao tema Deficiência de B12. As informações que se seguem foram tiradas da minha memória mesmo, de muitos anos de estudo sobre o assunto, pois é algo que sempre me interessou (acreditem ou não, já fui vegana... há uns 22 anos atrás, e mudei minha dieta após muito ler sobre o tema e por ter passado por problemas de saúde decorrentes da minha dieta na época – infelizmente não tínhamos os recursos e nem a variedade de alimentos disponíveis no mercado como hoje, se tivéssemos talvez não tivesse ficado doente), mas consultei alguns sites veganos, para corroborar o que fosse escrever aqui. Seguem os sites no final deste arquivo, caso queiram comprovar as informações.
Além de ser a matéria-prima da bainha de mielina, a vitamina B12 tem papel fundamental no armazenamento e na utilização do ácido fólico, que é fundamental para o desenvolvimento normal do tubo neural dos fetos, portanto uma grávida precisa ingerir alimentos que contenham B12, ou seja, carne, leite e derivados, para que seu bebê não tenha uma má formação de seu sistema neurológico! E já ouviu falar em Anemia Perniciosa? Ela é causada pela deficiência de B12, que leva a anemia megaloblástica, leucopenia e trombocitopenia. Causa fraqueza orgânica, debilidade, parestesias, alterações neurológicas, degeneração medular, entre outros problemas.
Aí você deve estar se perguntando: então como os vegetarianos fazem para não desenvolver esta deficiência?! Isso ocorre por dois motivos: porque possuem reservas ou porque tomam suplementos! O organismo possui um mecanismo que reaproveita e mantêm a B12 no organismo, e como vegetarianos em geral optam por este tipo de dieta a partir da adolescência, eles possuem reservas da época que comiam carne! Essas reservas são suficientes por entre 1 a 5 anos, depois disso só através dos suplementos, que devem ser tomados diariamente, ou seja, VAI TER QUE SE MEDICAR TODO DIA!!!! Sim, porque suplementos são remédios!!!! Gente... agora pensa: passar a vida toda tomando remédios?! Forçar um bebezinho a tomar remédios desde seu nascimento?! É!!!! Porque se forçar seu filho a ser vegano de nascença vai ter que medicá-lo todos os dias para que ele não desenvolva problemas neurológicos e tenha um desenvolvimento cerebral ao menos semelhante ao dos onívoros!!! Você acha isso NATURAL???? E não pense que o leite da mãe é suficiente, porque a mãe também é vegana, esqueceu?! E o que ela toma de suplementos é suficiente apenas para ela e não para as necessidades do bebê. Se ela se alimentasse normalmente, seu leite teria concentrações de B12 suficientes para seu filho, mas como não é o caso, o leite fica pobre em B12 e o bebê com deficiência desta vitamina... Isso explica o resultado daquele estudo que citei, na Holanda.
Como disse no começo desta postagem, a principal forma de adquirir B12 é através de alimentos derivados de animais, pois a B12 análoga presente em alguns vegetais além de não ser apropriada ainda prejudica a absorção da verdadeira B12, o que torna as fontes vegetais insatisfatórias. Isto faz com que a própria Sociedade Vegana recomende o uso de suplementos vitamínicos contendo B12 ou alimentos enriquecidos com a vitamina. Eu pesquisei, e SÃO POUCOS OS SUPLEMENTOS DA VITAMINA DISPONÍVEIS NO MERCADO QUE NÃO SÃO TESTADOS EM ANIMAIS! Os poucos que existem são importados e não muito fáceis de encontrar por aqui... e aí?! Como fica?!
Mas isso nem vem tanto ao caso... O que quero mostrar com isso é que a dieta vegana não é capaz de suprir todas as suas necessidades diárias, e não há nenhum alimento natural nesta dieta que possa suprir suas necessidades de B12. Portanto, se não houvesse a INDÚSTRIA para FABRICAR um suplemento, os veganos não teriam como manter esta dieta com saúde. Assim, isso prova que esta dieta é contra a sua natureza! E isso é fato! Não adianta gritar... muito menos espernear... É FATO!
Além disso, nosso sistema digestivo é desenvolvido para uma dieta onívora! Se tivéssemos sido desenvolvidos para uma dieta vegetariana nós teríamos estômago de ruminantes ou pelo menos um ceco super desenvolvido! Nossa flora intestinal é uma flora de animal onívoro! E ela não muda se pararmos de comer carne e passarmos a comer só vegetais, frutas e cereais. Ela não se torna a flora intestinal de um herbívoro! Se examinar a flora intestinal de um vegano ela será igual a de qualquer onívoro! Portanto, alimentar-se de forma diferente é ir contra a sua natureza. Mas você tem o livre arbítrio e pode alimentar-se como quiser. É uma opção sua! Assim como é a minha de me alimentar de acordo com a minha natureza.
Vamos agora ao ponto que acho fundamental de toda essa discussão! A hipocrisia do discurso de proteção animal para defender o não consumo de carne! A proteção animal (e faço parte dela!) diz que devemos proteger os direitos dos animais, que devemos cuidar deles, impedir maus-tratos e agressões, retirá-los das ruas, cuidar dos doentes, etc. Concordo e apoio tudo isso! Aí vem alguns e extrapolam, dizendo que isso inclui não comer animais, pois matá-los é contra a proteção animal. Da mesma forma usar o couro como vestimenta também é contra a proteção animal. Ok... então também deveria ser contra o uso de ração para alimentarmos os animais de estimação e os animais resgatados das ruas, certo?! Afinal, sua ração é fabricada com derivados dos abates dos animais que comemos! Como fica, então?! E se me disser que não dá ração, que faz comida caseira pra eles, então me poupe! Gatos são exclusivamente carnívoros! Vai alimentá-los com que?! Sou veterinária, e como tal posso garantir: as enzimas digestivas dos gatos são especializadas em digerir proteína animal! Se alimentá-los apenas com proteína vegetal, em pouco tempo irão desenvolver problemas de saúde e morrerão muito cedo! E cães são como nós, onívoros. Se alimentá-los sem proteína animal eles não vão ser tão saudáveis quanto os que comem ração... Também irão a óbito muito mais cedo. Detalhe: quando digo ração, digo ração de boa qualidade! Pois elas possuem proteína animal! Se for ração de “combate”, elas são a base de proteína vegetal apenas, por isso que são de pior qualidade pra eles... Ainda neste tema, por que vocês acham que animais idosos precisam comer rações especiais, com alta quantidade de proteína animal?! Porque é o melhor para sua saúde! A proteína da carne é superior, tem melhor digestibilidade e palatabilidade!
Outro detalhe ainda neste tema de aproveitamento de subprodutos de abate: sabiam que muitos suplementos protéicos e vitamínicos são fabricados a partir do sangue dos animais de abate?! Aposto que tem muito vegetariano tomando suplementos sem saber disso! Verifique a origem dos componentes do seu suplemento pra ver se não está tomando sangue de animais abatidos sem saber! As vísceras dos animais também são usadas como matéria-prima para obtenção de proteínas e vitaminas que são utilizadas na fabricação de suplementos! E alguns também para fabricação de remédios! Nem sempre tudo é proveniente de vegetais... Vale a dica! Se informem antes de comprar seus suplementos e medicamentos... E o soro, obtido do sangue destes animais, sabiam que é muito usado na indústria farmacêutica para a produção de vacinas?! Isso diminui o uso de animais de laboratório! Este é um ponto a favor...
Eu já vi muita gente que entra na “onda” do vegetarianismo por modismo e não se informa direito a respeito. Estes são os piores! São os que levam pra lama essa opção de vida/dieta que É UMA OPÇÃO MUITO SÉRIA E DEVERIA SER LEVADA DESSA FORMA. Estes “mal-informados” acham que estão “bonitos na fita”, se dizem vegetarianos, aí você vê um infeliz desse comendo gelatina! Gente, eu já vi isso várias vezes! Aí eu pergunto por que da gelatina, se são vegetarianos, e me respondem: porque é ótima fonte de proteína! Aí eu digo, é claro que é! É fonte de proteína animal, seu estúpido!!! Ou você não sabia disso?! A gelatina é fabricada a partir do colágeno da pele e dos tendões dos animais...
Tem aqueles que não são tão radicais (aliás, em minha opinião todo radicalismo é burro!). Não comem carne, mas comem ovos, leite e derivados. Ok, mas sabiam que a indústria do queijo usa pepsina na fabricação de alguns?! Essa pepsina é adquirida do estômago dos animais de abate... Óoooo!!!! E agora?!
Aliás, falando em sofrimento animal, tudo bem que a vaquinha leiteira tem uma vida melhor, muitas vezes é criada solta, ou semi-confinada, e tal. Então tudo ok para o leite e alguns de seus derivados! Mas quando acaba sua vida útil o que acha que fazem com ela?! Abatem!!!!! E sabiam que as galinhas poedeiras industriais são os animais de produção que mais sofrem abusos e maus-tratos?! Pois é! Elas são criadas confinadas em gaiolas onde não conseguem nem ficar de pé! Isso pra não entrar em maiores detalhes, como corte do bico para que não se mutilem pelo estresse a que são submetidas... devido a este stress, ela produzem por pouco tempo, e quando sua taxa de produção decai elas são abatidas. Então não come carne, mas tudo bem comer ovo industrial?! Aí não! Eu procuro não comer ovo de galinhas de postura industrial. Procuro por ovos de galinhas caipiras, que são as criadas soltas, porém procure ver se são mesmo de galinhas caipiras, pois tem linhagens de galinhas de postura industrial que dão ovos vermelhos e muita gente acaba se iludindo, comprando uma coisa por outra!
Neste contexto, inclusive a ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) faz um alerta sobre ingredientes derivados de animais e presentes em alimentos, cosméticos e outros produtos. A organização alerta que existem milhares de nomes técnicos patenteados para as variações destes ingredientes, e que muitos ingredientes conhecidos por um mesmo nome podem ser de origem animal, vegetal ou sintética, e fica difícil identificar sua origem apenas pela informação do rótulo. Nestes casos, eles orientam a ligar ou escrever para o fabricante para saber a origem dos ingredientes. Agora pensa se isso vai ser uma coisa fácil de descobrir?! Vai sonhando...
Então podemos concluir que, com certeza, diariamente, muita gente está usando cosméticos, alimentos, produtos de limpeza e outros que possuem em sua composição ingredientes de origem animal e nem sabem disso...
Ah!!! Um detalhe importante! Você gosta de arte?! Tem pinturas em sua casa?! Então saiba que isso só foi possível porque o pintor usou pincéis, e estes pincéis são geralmente fabricados com pêlos, cerdas ou crinas de animais, produtos derivados de abate... Então acho bom jogar suas obras de arte no lixo, caso seja um dos radicais da proteção animal... Ah! E verifica se sua escova de cabelos tem cerdas naturais, pois se tiver ela também é produto do mesmo subproduto usado nos pincéis... Então, da mesma forma, quando for fazer uma escova no salão, verifique se a escova da cabeleireira é de cerdas naturais! Se for, faça escova em casa mesmo... ou deixe secar naturalmente... Perdoem-me a pequena ironia aqui, mas isso é só pra mostrar um pouco do universo de derivados de produtos de abate de animais que estão em nosso dia-a-dia e muitos nem se dão conta disso!
E ainda tem outra! Já ia me esquecendo! Sabiam que a matéria residual do abate de animais, inclusive do pescado, é usada para fabricação de adubo?! Então, olhem que ironia... no fim das contas muitos vegetais, cereais e frutas consumidos pelos vegetarianos são adubados com subprodutos derivados da indústria da carne!!!
Gente... isso tudo vem nos mostrar que a indústria da carne, quando bem aproveitada, minimiza e muito o impacto que ela gera ao meio ambiente. Praticamente tudo pode ser reaproveitado, e é esse um ponto chave pelo qual eu acredito que valha a pena lutarmos! O aproveitamento de todos os subprodutos e resíduos do abate. Isso já feito em países desenvolvidos e pelos grandes produtores brasileiros. Porém o desperdício ainda é enorme, perante o tamanho da nossa indústria de carne... Este aproveitamento pode gerar uma gama enorme de produtos, inclusive comestíveis, gerando maior lucro para os envolvidos, diminuindo a necessidade de aumento da criação... É uma causa que pode ser ganha, assim como a que deve ser a principal bandeira a ser levantada, que é DEFESA DO BEM ESTAR NA CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO E O ABATE HUMANITÁRIO...
Agora vamos a outro ponto usado como argumento, que é a questão do desmatamento para áreas de pasto... Ok! Ele existe e é um absurdo! Mas também se desmata para expansão agrícola, portanto animais selvagens morrem para que você consuma vegetais e grãos! Além disso, devemos nosso conforto e tecnologia ao sacrifício de muitos animais! Afinal, só temos luz elétrica para o conforto do lar e de nossa vida moderna porque milhares de animais e plantas morreram e morrerão afogados para a construção de hidrelétricas. Assim, infelizmente, nas 24h do nosso dia estamos vivendo a vida moderna em cima da morte de milhares de animais e em cima da perda de habitat de outros milhares. Todos nós moramos onde antes eram florestas. Quantos animais morreram para que construíssemos nossas casas e prédios? Quantas árvores foram derrubadas para termos nossos móveis? Ou seja, não pode comer carne, mas pode exterminar uma população inteira de diversas espécies animais e vegetais para ter conforto?!
Outro ponto a ser abordado é o da medicina. Inúmeros animais dão sua vida, ficam doentes, sofrem cirurgias, são modificados geneticamente, para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Mas se estiver doente, verdadeiramente doente, você vai tomar os medicamentos que seu médico receitar. Então lembre-se que milhares de animais morrem e sofrem todos os anos em laboratórios para que estes medicamentos sejam desenvolvidos. Da mesma forma, você vacina seus filhos contra todas as doenças possíveis, não vacina?! Também para desenvolver vacinas animais são usados e mortos. E não venha me dizer que se trata ou trata seus filhos com chás e remédios caseiros (que até funcionam sim contra doenças mais leves e principalmente na prevenção – eu mesma uso e muito!) em caso de alguma doença grave, pois DUVIDO que se estiver com um filho queimando em febre precisando de antibióticos e tratamento médico você vai dar um chazinho esperando ele ficar bom... Não, não vai. Neste caso, agradeça aos animais que morreram para que este remédio estivesse disponível para curar seu filho, assim como eu agradeço todos dias ao alimento que tenho a mesa, agradecendo aos animais que morreram para que pudesse comer sua carne e as plantas e vegetais que morreram para me servir como alimento.
Outro argumento extensivamente usado na defesa do “não comer carne” é o da Evolução Espiritual. Gente... esse discursinho hipócrita da evolução espiritual se baseia em ser errado comer animais, pois eles morrem para que possamos comer sua carne. Porque estamos tirando uma vida para nos alimentarmos... Isso é mesmo ruim, mas as plantas também têm alma e elas também morrem para que possamos comê-las! Sabia?! SÓ PORQUE ELAS NÃO SANGRAM, NÃO GRITAM E NÃO “OLHAM” PRA VOCÊ, NÃO SIGNIFICA QUE NÃO SOFRAM AO MORRER PRA QUE VOCÊ POSSA COMÊ-LAS...
Existem pesquisas que mostram que as plantas possuem uma reação química em sua fisiologia que é análoga a um sistema nervoso rudimentar, e que elas se comunicam entre si. Então é fácil falar dos animais porque eles se expressam, e os vegetais não... E, falando em “cadáveres”, quando se arranca uma planta, uma raiz ou uma fruta da terra, eles também estão morrendo, portanto vocês também estarão comendo um produto que está sofrendo degradação. Assim como a carne...
OS ANIMAIS SÃO NOSSOS IRMÃOS SIM, MAS AS PLANTAS TAMBÉM SÃO! Eu vejo dessa forma. Porém, querendo ou não, nós integramos uma “coisa” chamada CADEIA ALIMENTAR. Nesta cadeia há presas e predadores. E querendo ou não, nós somos predadores! E como tal, ingerimos presas! Os animais de produção são as nossas presas... e já que é assim, o que podemos fazer pra melhorar e minimizar esta situação é tratá-los dignamente durante sua vida, é proporcioná-los bem estar e um abate humanitário. É não comer carne todos os dias. Se quer ser radical e não comer carne nunca, problema seu! Mas não queira impor seu ponto de vista e sua opção a toda a população mundial! PORQUE ISSO NÃO VAI ACONTECER. Você está desperdiçando sua energia à toa. Podia estar direcionando seus esforços pra uma causa que pode ser ganha, que é, como já disse antes, a defesa do bem estar dos animais de produção, a defesa por um abate humanitário, a conscientização da população mundial sobre outras formas de se conseguir proteínas e gorduras que não APENAS da carne, fazendo com que a ingestão diária mundial de carne diminua, porque cessar, vai sonhando... isso não está nem perto de acontecer...
Além disso, os animais destinados ao abate podem e devem ter uma vida muito digna. Em sua grande maioria são criados soltos, são vacinados, vermifugados, com pasto a disposição, água e sal mineral. Já as aves são criadas, geralmente, em confinamento, mas poderiam não ser... Apenas em seu abate é que tem algum tipo de sofrimento, mas, mesmo assim, apenas nos abates clandestinos (que infelizmente são muitos em nosso país), pois nos abatedouros fiscalizados quase não há sofrimento. Antes de morrer o animal recebe um tiro de pressão na cabeça que o deixa inconsciente e só depois é içado e sangrado, portanto não sente dor. É claro que situação em si deve ser estressante para o animal, mas não como se pensa. Eles não “sabem que vão morrer”, como alguns dizem. Gente, por favor, sem “viajar na maionese”, né?! Até porque provavelmente nem sabem o que é morrer. Ficam estressados por ser uma situação a qual não estão acostumados. Como qualquer um aqui ficaria se estivesse em um ambiente fechado com muitas pessoas (como um ônibus lotado, por exemplo).  Apresentam o mesmo estresse que sentem quando são fechados no curral para vacinação ou vermifugação. Acho que todos nós deveríamos procurar SIM, é combater o abate clandestino. Para isso, aos que consumem carne, procurem saber a origem da carne que estão consumindo, pois as carnes provenientes de abates fiscalizados têm selo de identificação do órgão fiscal (municipal, estadual ou federal) e geralmente são embaladas a vácuo. E também, os animais destinados ao abate em abatedouros fiscalizados são controlados e têm sua saúde e procedência investigados, como diz esta publicação: “Na higiene de carnes, tais cuidados têm início com o animal vivo, envolvendo inclusive dados anteriores representados pela procedência, cuidados sanitários a que se submeteram, características dos meios de transportes e até mesmo, em alguns casos, particularidades de ordem zootécnica, como a natureza da alimentação e do manejo recebidos. Estes procedimentos caracterizam a inspeção veterinária ante mortem” (PARDI et al.1995).
Nos dias de hoje, falar em sofrimento animal na criação dos mesmos é um pouco de falta de informação... Como eu disse, os bovinos em boa parte ainda são criados soltos, a pasto, e os criados em confinamento são muitíssimo bem tratados. Os frangos e suínos confinados ficam sim em um espaço menor, mas com todo conforto possível, se não, não produziriam... É claro que existem algumas criações com sofrimento animal, mas apenas nos criadouros de “fundo de quintal”, e estes não são aceitos nos abatedouros fiscalizados. Os verdadeiros produtores de carne se preocupam e muito com o bem estar dos animais. Isso não porque são bonzinhos, mas porque visam lucro! Quando o animal está mal, com alguma enfermidade, ou quando está fora de sua zona de conforto térmico, ele não está em situação de bem estar, então está em stress. E sob stress ele diminui sua produção até que pára de produzir. ISSO É REGRA! Animal doente ou estressado não produz! Por isso, é INTENÇÃO do produtor manter um ambiente agradável para os animais, caso contrário não haverá produção, não haverá lucros.
Aí muita gente vai dizer: então é mesmo melhor comer plantas, pois elas sempre são criadas livres! Pensa bem!!! Só porque estão plantadas em algum lugar elas estão livres???? Você está completamente enganado em pensar assim!!! Estariam livres se estivessem em uma floresta ou campo, em seu ambiente nativo, com variedades de outras plantas ao seu redor, fazendo parte de uma cadeia alimentar natural. Elas não estão livres. Estão confinadas em um pedacinho de terra mínimo necessário para que se desenvolvam até o ponto de abate, assim como os bovinos, frangos, suínos, etc. que são criados em confinamento. Mas elas não sangram, não gritam... pelo menos a maioria das pessoas não é capaz de ouvi-las... então não provocam piedade!
Para aqueles que só comem carne de peixe, já pensaram em como o peixe morre???? Ta lá, na dele, feliz da vida, de repente é içado, se debate desesperadamente com falta de ar e de liberdade, e morre sufocado após alguns MINUTOS sem ar. Pra mim, isso é muito mais sofrimento do que um boi sofre no abatedouro. Mas como não se vê sangue, as pessoas não vêem o sofrimento...
Outro discurso hipócrita é o do especismo. Pra quem não sabe, especismo um termo usado principalmente por defensores dos direitos dos animais para se referir à discriminação que os animais sofrem, tendo valores e direitos diferentes atribuídos baseados em sua espécie, principalmente referente ao direito de propriedade ou posse. Neste contexto, a vida da espécie humana tem mais valor, mais importância do que a vida de qualquer outro ser, ou seja, a nossa vida valeria mais que a de qualquer outra espécie animal. Os defensores do discurso especista dizem que os animais devem ter direitos iguais aos nossos, jamais serem usados por nós para trabalho, experiência, alimento, vestuário, etc. É tudo muito bonito, porém hipócrita. JAMAIS a humanidade teria se desenvolvido se não fosse através do sacrifício dos animais e também das plantas! JAMAIS a medicina teria chegado onde chegou se não fossem os experimentos. E deixa eu contar uma coisinha pra vocês: acreditem ou não, achem absurdo ou não, mas faz parte da evolução dos animais e das plantas passarem por isso! O que podemos fazer por eles é respeitá-los sim, proporcioná-los bem estar e dignidade durante sua existência, mesmo que ainda os usemos como alimentos, vestuário, etc. Desenvolver leis que punam quem os maltrate. Mas não podemos olhar pra trás e achar que teríamos alcançado o desenvolvimento de hoje se não fosse através do sacrifício deles. Se você acha tudo isso tão errado assim, então deixe de ser hipócrita! Vá morar numa sociedade alternativa, sem luz, sem medicamentos industrializados, sem roupas, sem telefone, sem internet... Vai! Quero ver se vai...
Portanto, infelizmente, as plantas e os animais continuarão sendo usados por nós, seja como alimento, seja no trabalho, seja em experimentos. Eu não acho isso bonito! Mas AINDA é necessário. Então que façamos o mínimo possível. Que lhes proporcionemos dignidade, bem estar e respeito. Não adianta querer defender que a vida de um animal é equivalente a de um ser humano, porque por mais bonito que isso seja, por mais que eu quisesse que isso fosse verdade, no fundo isso não é. Se você tiver que optar pelo sacrifício de um animal pra salvar a vida de um filho seu você não vai achar que eles são iguais. Você não vai abrir mão de medicar seu filho doente em prol da defesa da vida dos animais de laboratório. Os animais são nossos irmãos sim, as plantas também são, mas mesmo entre irmãos há preferências e valores diferentes... infelizmente é assim que é...
Mas, voltando a questão da dieta, pode ser que um dia a raça humana realmente evolua ao ponto de não precisar mais comer carne nem derivados de animais. Mas quando estivermos prontos pra que isso aconteça, se é que isso seria uma evolução, vão começar a nascer crianças mutantes, com sistema digestivo diferente, ruminantes ou com um ceco super desenvolvido. Afinal, por enquanto, ainda nascemos preparados fisiologicamente para digerir carne. Aliás, se fosse espiritualmente errado comer carne ou derivados de animais, JESUS CRISTO TERIA MULTIPLICADO AS ABOBRINHAS E AS MAÇÃS, E NÃO OS PÃES E OS PEIXES!
Portanto, se você não consegue admitir a idéia de comer um animal, parabéns pra você! Sem deboche. Acho uma atitude bonita e digna. Não vou dizer admirável, pois se achasse isso eu também não comeria. Mas eu respeito a minha natureza divina, respeito a minha condição de predadora, de estar no topo da cadeia alimentar e de precisar ingerir carne, ovos e leite para ter uma dieta equilibrada e saudável. Quando o Divino achar que não precisamos mais ser assim, começaremos a nascer diferentes. Enquanto isso, sigo comendo carne e exijo o mesmo respeito pela minha opção natural que vocês vegetarianos/veganos exigem pela sua opção dietética. Então, não me venham com seu “discursinho ecológico” ou “discursinho de especismo”, pois todo este imenso texto escrito acima mostra que esses discursos são HIPÓCRITAS, tendo em vista que inúmeros atos diários seus também matam e agridem os animais, independente de você comê-los ou não!
Assim, faça como muitos amigos veganos que tenho: sejam veganos por não admitirem comer um animal, sejam veganos porque assim irão ajudar a diminuir a indústria da carne, sejam veganos por acreditarem ser uma opção de dieta mais saudável, mas não sejam achando que com isso são mais evoluídos espiritualmente que os outros, PORQUE VOCÊS NÃO SÃO, não sejam achando que assim não estão matando ou usando animais, PORQUE CONTINUAM OS MATANDO E USANDO DE OUTRAS FORMAS. E acima de tudo, respeitem, para que sejam respeitados.
Por fim, não se tornem estes chatos, como são todos os que querem converter outros que pensam diferente à suas causas ou religiões... Saibam respeitar os que pensam ou são diferentes! Ninguém é dono da verdade, nem você, nem eu, nem os outros. Se você está bem sem comer carne, ótimo pra você! Se eu estou bem comendo carne, ótimo pra mim! Tenho certeza que, em muitos casos (não em todos), o boi que morreu pra produzir carne para eu comesse sofreu muito menos em sua vida e em sua morte do que sofreria se estivesse sendo criado livre, sem ninguém para lhe oferecer comida, tratar seus machucados, proteger dos predadores, ou anestesiar sua morte.
Giselle Keller



BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

LEONARD, W.R. Alimentos e evolução. Scientific American Brasil, n.8, p.74-83, 2003.

MADOV, N. Muita verdura, pouca vitamina. Pesquisas acadêmicas alertam sobre os riscos da dieta vegetariana para a saúde das crianças. Revista Veja, ed.1.764, 14 de agosto de 2002.

PARDI, M.C.; SANTOS, I.F.; SOUZA, E.R.; PARDI, H.S. Ciência, higiene e tecnologia da carne. Vol. I. Goiânia: Eduff, 1995.


Alguns sites consultados sobre a dieta vegana:



http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=310&Itemid=32


Segue abaixo uma foto divulgada no facebook que achei pertinente acrescentar aqui:


 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia do Amigo!!!


Um pequeno pensamento meu sobre o dia do amigo:
Todos nós temos família, e com estes, querendo ou não, somos obrigados a ter algum tipo de convívio.
Muitos falam em laços de sangue, que são os mais fortes que existem.
Não acredito nisso.
Amo minha família, onde também tenho amigos, mas às vezes amo ainda mais a família que escolhi, que são os amigos que fiz ao longo da vida! 
Tenho dezenas de amigos que adoro de paixão!!!
Amigos de infância, amigos recentes, amigos que estão distantes (mas nunca esquecidos!) e amigos virtuais!
Laços de amizade, laços de amor, laços de carinho e de respeito, estes são os mais fortes!!!
Então, quero dizer a todos os meus amigos:  
FELIZ DIA DO AMIGO!!!



Beijo grande a todos vocês!

Obrigada por fazerem parte da minha vida!!!
Inclusive os amigos virtuais!

Giselle Keller
:)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Eu sou uma bruxa!

Eu sou uma bruxa. 
Não trabalho para o demônio, não estou interessada em Satã. 
Satã foi inventado pelos cristãos. 
Satanismo é uma forma de cristianismo. 
Eu não sou um cristão.
Eu não vou a igreja aos domingos. 
Eu não temo ir para o inferno porque eu acredito no inferno tanto quanto acredito em Satã.
Eu acredito em reencarnação, em que voltarei para este mundo ou outro, e viverei outra vida.
Eu não sou má. 
Dizer as pessoas que eu sou uma "boa bruxa" ou perguntar se sou uma boa bruxa implica que há más bruxas. 
Há pessoas más no mundo e há pessoas que escolhem usar as forças da natureza em propósito de fazer mal aos outros - essas pessoas não são bruxas. 
A lei principal da bruxa é "Faça o que quiseres sem a ninguém prejudicar".
Por favor não me pergunte sobre sacrifício de gatos ou profanação igrejas. 
Eu amo meus gatos. 
E eu não vou a igrejas e sinagogas, a menos que um amigo de outra religião me convide para uma ocasião especial. 
E se tenho que entrar numa igreja, eu não vou sofrer um "ataque divino". 
E se um cristão, ou um Judeu, ou um budista vem a um ritual pagão, nossos deuses não o atacarão até morrer. 
Não é isso algo a se pensar?
Vestir um pentáculo não é diferente que vestir uma cruz, crucifixo ou uma estrela de Davi. 
Se você quer que eu retire o símbolo da minha religião (e Bruxaria É uma religião, protegida pela mesma Primeira Emenda dos Direitos como outras religiões) por que é ofensivo, você precisa fazer com que cada um de cada religião o faça também. 
Os cinco pontos da estrela simbolizam os cinco elementos: Terra, Ar, Fogo e Água, e o quinto ponto é o Espírito. Circundados pelo Mundo. 
Como pode ofender? Não dá para imaginar... 
Uma imagem de um torturado, um homem agonizando é mais ofensiva, e mesmo assim, milhares de pessoas usam crucifixos todo dia.
Também, não me pergunte se eu estou num coven, com aquele jeito horripilante, com aquele tom de voz "fascinado". Se eu quiser falar sobre meu coven, eu irei educá-lo. 
Se sou uma praticante solitária, eu não tenho coven.
Em qualquer caso, em nossos rituais temos velas, comida, bebida, poesias, dança... sim, há uma faca (punhal), mas ela só corta o ar, e não carne de alguém.
Eu não bebo sangue. Não sou a mesma coisa que vampiro. 
Se eu visto preto é porque isso mantém a negatividade fora e porque fica melhor em mim que laranja e bolinhas roxo/púrpura.
Se você quer me perguntar algo relacionado a minha religião, pergunte-me quando a próxima lua cheia vai chegar. Ou melhor, quando a próxima lua azul vai chegar. Ou pergunte o que é a lua azul. 
E pergunte-me sobre ervas. Cristais. Curas. 
As vezes me pedem para fazer uma poção do amor. 
Mas eu não lanço feitiços em outras pessoas e não lançarei um feitiço em você para ficar linda, magra, mais atraente. 
E eu não vou lançar um feitiço no seu "desejado" para fazer ele te amar. 
Acredite-me, você não quer isso. Isso é forma de manipulação, mandar em alguém infringe na sua liberdade. Não é bom para ninguém.
E também não vou lançar um feitiço para alguém parar de fazer algo contigo. 
Magia funciona como uma co-criação. 
Uma bruxa funciona com energia universal, com os Deuses, "inclinando" a máquina de probabilidade para algo.
Precisas de dinheiro? Não tente enfeitiçar seu chefe a dar um aumento. 
Simplesmente peça ao Universo que aumente os "fluidos" de abundância e prosperidade em sua direção. 
Isso não afeta ninguém.
Última coisa: dar-me um livro sobre a inquisição é como dar um livro sobre o Holocausto a um Judeu. 
Não é engraçado, é rude.
Por favor, não tente me deixar envergonhada com o que faço ou o que sou. 
Por favor, não tente me converter ou me "salvar". 
Não atire água benta em mim.
Não deixe "santinhos" sobre minha mesa ou pára-brisa. 
Eu não necessito ser salva.
Nós somos orgulhosas pelo fato de não precisarmos recrutar pessoas para serem bruxas. 
Nós simplesmente somos, e todos a nossa volta nos verão como pensamos, como agimos, na nossa paz interior, e só quando uma pessoa diz "como faço para me tornar um bruxa?" nós fazemos ela adentrar conosco.
 
Autora Desconhecida (com alguns ajustes meus)
Giselle Keller

Abençoado Sejam Todos Vocês!
:)

domingo, 30 de janeiro de 2011

Doação de Vida!

Amigos,

Venho aqui pra contar uma experiência e, com isso, fazê-los pensar um pouquinho mais no quanto cada um de nós pode fazer por amor ao próximo e que não exige quase nada de nós, nem do nosso dinheiro, nem do nosso tempo.
Só exige que tenhamos uma coisa: SOLIDARIEDADE.
Se existe uma lição importante que todos nós devemos aprender em nossas vidas é a lição de amar o próximo!



A Experiência:
- Já há muitos anos que sou doadora de sangue. Sempre doei e com muita frequência (de 4 em 4 meses).
Porém, apenas há alguns meses (quase um ano), assistindo uma reportagem, fiquei sabendo que existe um banco de doadores de medula e que para se cadastrar basta coletar uma amostra de 5ml do seu sangue e preencher um pequeno cadastro com alguns dados pessoais em um dos postos de cadastramento do Ministério da Saúde, que existem por todo o país. No link a seguir tem explicações e os endereços de todos os postos de cadastramento: http://www.abrale.org.br/como_ajudar/doacao_medula/index.php
Fiquei surpresa, pois já doo sangue há tantos anos e nunca ninguém nestes hemocentros me falou sobre a doação de medula...


Bom, este fim de semana eu fui ao INCA, no Centro do Rio de Janeiro, me cadastrei e coletaram 5ml do meu sangue. Entre entrar no INCA, preencher o cadastro e coletar a amostra de sangue, foram 12 minutos do meu tempo. Apenas isso...
Enquanto coletava minha amostra de sangue, rezei muito para ele seja compatível com o de alguma pessoa que esteja precisando e que minha doação possa ajudar a salvar sua vida! Desejei muito que esta pessoa seja um amigo meu que está com leucemia e está encarando esta provação com um bom humor e uma energia positiva surpreendentes!!!
No INCA recebi um folheto que continha várias informações sobre a doação de medula.
A chance de encontrar um doador é de uma em cem mil! Portanto, quanto mais pessoas estiverem no banco de doadores, maiores são as chances de quem precisa de um transplante!
Caso você seja compatível com alguém que esteja precisando, será novamente chamado para uma nova coleta de sangue, pois serão necessários exames mais precisos para confirmar a compatibilidade. Só então irão coletar sua medula óssea, coleta esta que é feita do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.
Se você for abençoado com a oportunidade de ser compatível com alguém que precisa de um transplante e puder ajudá-lo a continuar vivo, aí sim terá que exercer um pouco mais de seu tempo e boa vontade para ser solidário e doar amor/vida ao próximo. Digo isso, porque aí será necessário um pouco mais do que 12 minutinhos do seu tempo,... são preciso 24h, que é período de internação para a coleta de sua medula óssea, pois esta doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, requerendo internação por um dia. Segundo informações, nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Porém, devemos pensar que, para o doador, a doação é apenas um incômodo passageiro, enquanto que para o doente é a diferença entre a vida e a morte!

Então amigos, espero que pensem como eu. Que doar um dia de sua vida, para fazer uma coleta de algumas células de sua medula óssea, para ajudar a salvar a vida de alguém, é um preço infinitamente pequeno perto da satisfação em saber que esta sua atitude pode salvar uma vida!!!
Cadastrem-se!!!!
Doem a oportunidade de alguém continuar vivendo!!!!
Espalhem essa idéia!!!

Beijo grande a todos vocês!

Giselle Keller